Yagé: psicodélicos e o aprimoramento cognitivo humano relacionado à atenção, criatividade e espiritualidade.
Yagé: psicodélicos e o aprimoramento cognitivo humano relacionado à atenção, criatividade e espiritualidade.
Tuesday, 26 de July de 2022

Sabemos que a ciência pode ser apresentada de diferentes formas no intuito de oferecer uma melhor compreensão sobre o assunto ou abordado para diferentes tipos de leitores. A principal ferramenta utilizada para isso é a comunicação científica, que possui um grande impacto social. Nesse contexto, a Brain Support criou vários mascotes que tentam transmitir assuntos relacionados à neurociência de forma mais lúdica, divertida e de fácil entendimento por meio de blogs, memes, vídeos e desenhos experimentais. São nossos mascotes: Brainlly, Olmeca, Iam, Yagé e Math. Cada um desses mascotes possui uma representação científica, abrangendo diferentes campos da neurociência. Aqui, vamos falar um pouco de Yagé e de sua relação com psicodélicos e da potencialização da atenção, criatividade e outros benefícios em indivíduos saudáveis. Mas antes disso, vamos conhecer melhor Yagé.
A palavra "Yagé" é uma denominação indígena dada tanto ao cipó Banisteriopsis (Ayahuasca) caapi quanto ao chá enteógeno que é preparado a partir das folhas da árvore chacrona (Psychotria viridis). Yagé possui seu corpo emaranhado de cipó da planta que dá seu nome, assim como os aglomerados de axônios e dendritos que transpassam o tecido cerebral (imagem ao lado). Sua cabeça é formada por um grande cogumelo da espécie Amanita muscaria, representando o grupo dos fungos alucinógenos possuindo uma cor psicodélica representando seu efeito sobre a mente. Já suas vestimentas são folhas de Cannabis referência vestimentas indígenas, principais grupos que utilizam esses tipos de plantas como agentes terapêuticos e seus rituais. Yagé mostra como os estados alterados de consciência possuem ligações neuronais com os fungos, raízes e plantas, ou seja, Yagé está diretamente ligado com as modulações que os psicodélicos podem trazer para a cognição e consciência humana.
Os psicodélicos são uma classe de compostos químicos que geram experiência psicodélicas, ou seja, altera os níveis de consciência, aumenta substancialmente a sensação de bem-estar e gera alucinações visuais e auditivas. Tais experiências são geradas porque as drogas psicodélicas ativam os receptores serotoninérgicos do cérebro (enganando-os) e aumentando a atividade cerebral (assim como a cafeína faz com os receptores de adenosina).Existem vários tipos e classes de psicodélicos, sendo os mais estudados pela neurociência os fungos, ayahuasca e a cannabis. Trabalhos recentes demonstraram efeitos antidepressivos desses psicodélicos em pessoas com depressão resistente ao tratamento, além de melhorar a ansiedade e regular o humor e auxiliar na melhora do desempenho cognitivo de transtornos como esquizofrenia e associados a doenças neurodegenerativas. Mas em indivíduos psicologicamente saudáveis, existe algum tipo de benefício? É o que vamos discutir aqui.
Comments
Post a Comment